top of page
Buscar
  • Foto do escritorDanillo Bettoni

Processo em etapas de Construção de uma Casa

Hoje irei descrever um pouco o processo desde a compra do terreno até o início da obra!

Após a compra de seu terreno junto a Momentum ou Terceiros, é hora de providenciar o projeto arquitetônico ou “planta da casa”.

Para muitos, o projeto arquitetônico é a única etapa ou tipo de projeto que antecede a construção de sua casa. Mas isso se deve pois ninguém orienta aos proprietários a importância em desenvolver os demais projetos complementares.

Quando se fala que a construção de uma casa precisa ser projetada por profissionais habilitados, está se falando, na verdade, no conjunto de projetos essenciais à garantia da segurança, da economia de recursos humanos e materiais e da durabilidade da construção.


O projeto solicitado pela Momentum é o Projeto Arquitetônico o qual contempla os seguintes itens:

• Projeto 3D da casa;

• Projeto paisagístico;

• Layout interno da casa;

• Distribuição dos pontos de elétrica, hidráulica e segurança;

• Cortes;



De posse do Projeto Arquitetônico e obtida a aprovação da Momentum, é hora de contratar um Engenheiro para a elaboração dos Projetos Complementares, que deverão atender com rigor as especificações e os detalhes arquitetônicos. Os Projetos Complementares de Engenharia incluem:

• Projeto Estrutural (Superestrutura e Infraestrutura ou de Fundação);

• Projeto de Instalação Elétrica;

• Projeto de Instalação Hidráulico e Hidrossanitário;

• Projeto de Segurança;


No Projeto Estrutural o profissional habilitado fará o lançamento da estrutura e das fundações, a análise estrutural e o dimensionamento das peças, geralmente em concreto armado, considerando as recomendações normativas vigentes para garantir a segurança da edificação de pequeno porte contra o desabamento total ou parcial da estrutura.


O Projeto Elétrico fará a previsão da instalação, com todos os seus detalhes, localização dos pontos de utilização da energia elétrica, encaminhamento da infraestrutura necessária, dimensionamento do quadro elétrico, carga de cada circuito, prevenindo que os proprietários tenham problemas futuros com queima de equipamentos ou muito pior incêndio por erro de dimensionamento dos circuitos.


O Projeto Hidráulico, ou Hidrossanitário, indica a posição e o diâmetro das tubulações, caixas de inspeção e demais componentes do sistema hidráulico, seguindo as normas aplicáveis, o que aliado ao uso de bons materiais e correta instalação, evita erros de montagem, economizando tempo e dinheiro, garantindo um funcionamento adequado por muito tempo e em casos de manutenções futuras, mostra ao cliente os locais por onde passam as tubulações sem ter a necessidade de quebra a parede mais do que o necessário.


O Projeto de Segurança prevê a infraestrutura necessária para a correta instalação da central de alarme e a antena de comunicação com a central de monitoramento da Momentum, além da previsão da infraestrutura para instalação de câmeras caso o proprietário deseje futuramente instalar em sua residência.


Tentei de uma forma resumida mostrar a importância de cada item necessário para perfeita execução da construção de uma residência, mas caso fique alguma dúvida, deixe um comentário que farei postagens futuras com os temas solicitados.


Construir é uma Arte, poucos são os Artistas!

(11) 4433-6403 ou (11) 97130-4243

Engº Bettoni

BETTONI Engenharia e Construção Civil


construtora em pardinho , construtora no ninho verde 2 , construtora ninho verde 2 , construtora em pardinho sp , ninho verde 2 , condomínio ninho verde 2

bottom of page