Como reduzir meus gastos de energia elétrica?

O Serviço Energia Elétrica é essencial no dia a dia da sociedade, seja nas residências ou nos diversos segmentos da economia, mas tem um porém, ninguém nos ensina como utilizar esse bem tão importante de maneira inteligente e sustentável.


A ideia desse post é ajudar as pessoas à encontrarem alternativas sustentáveis e consequentemente mais econômicas na utilização desse bem.


Antes de mais nada vamos pontuar os principais consumidores de energia elétrica em nossas residências:

  • Iluminação;

  • Eletrodomésticos;

  • Chuveiros Elétricos;

  • Ar Condicionado;

  • Aquecedores;

De todos os itens mencionados acima, atualmente o item que menos consume energia é a iluminação, pois a maioria das residências já fizeram a troca das lâmpadas incandescentes ou halogenas pelas famosas e atuais lâmpadas de LED.

Obs.: Se você não tomou essa atitude ainda está perdendo dinheiro diariamente, pois o investimento para a troca das lâmpadas hoje em dia reduziu muito e é algo que não precisa de nenhum técnico especializado para execução da tarefa.

No caso dos eletrodomésticos temos que ter muita atenção no momento de suas aquisições, por via de regra, nós consumidores analisamos basicamente a estética do produto e se seu tamanho atende nossas necessidades, mas esquecemos de verificar a etiqueta do INMETRO conforme imagem abaixo.

Na imagem acima deixamos descrito o que cada informação da etiqueta representa, o item mais importante que devemos levar em conta é a letra que indica a eficiência energética do equipamento que vai de A até G ou seja do mais eficiente ao menos eficiente. Devemos sempre considerarmos em nossas aquisições a escolha entre as letras A até C, pois como mostrado na imagem acima, essas três letras são consideradas pelos órgãos responsáveis como adequadas quando nos referimos a eficiência energética, logo você terá um melhor resultado do equipamento adquirido e com um consumo elétrico menor.


Os chuveiros elétricos se enquadram da mesma maneira que os eletrodomésticos, porém existe mais um fator que implica diretamente no consumo de energia elétrica, o tempo em que utilizamos o chuveiro, pois esses tipos de produtos possuem potências elevadas e consequentemente consomem muita energia, em outras palavras, se conseguirmos reduzir alguns minutos de nossos banhos diários, isso refletirá em uma redução direta em sua conta de energia elétrica no final do mês.


Os aquecedores elétricos são grandes vilões de energia elétrica e obviamente se enquadram na imagem comentada acima, mas ao contrário do chuveiro não conseguimos reduzir o nosso frio alguns minutinhos e consequentemente reduzirmos nosso consumo no final do mês, nesse caso aconselho sempre aquecedores a gás, são mais econômicos.


O Ar condicionado eu deixei por último de propósito, pois moramos em um país tropical em que se consome muito mais Ar Condicionado do que aquecedores, logo esse se torna o maior vilão de nossas residências. No momento da decisão de colocar um Ar Condicionado em sua residência, contrate em especialista ao invés de comprar um equipamento em alguma loja, ms por que disso?

Os equipamentos de Ar Condicionado possuem "potências" diferentes que são os chamados BTUs (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica), com base nas medidas dos ambientes de sua residência existe uma relação mais adequada de BTU para atender corretamente a área desejada, irei colocar abaixo uma planilha de referência para cada tamanho de ambiente.

Repare que conforme o tamanho e o momento em que o Sol "entra" no cômodo desejado, existe uma potência mais adequada, ou seja se você comprar um equipamento com menor capacidade do que deveria, esse ficará ligado o dia todo e não conseguirá reduzir a temperatura conforme deveria e ainda acelerar o tempo de manutenção por ter sido utilizado de maneira inadequada, além da conta de energia que virá altíssima.

Vamos partir do princípio que você tenha o equipamento de Ar Condicionado adequado ao ambiente instalado e ainda sim sua conta de energia venha alta no final do mês, o que fazer nessa situação?

Não utilizar o Ar Condicionado reduzirá sua conta de energia, porém não solucionará seu problema com o calor

Sendo assim, vamos tentar encontrar soluções mais viáveis. Fechar as persianas ou cortinas das janelas enquanto o Sol irradia é uma excelente alternativa, pois o calor não penetra no ambiente e aquece os móveis, paredes e etc e dessa forma a utilização do equipamento do Ar Condicionado reduzirá sensivelmente, mas podemos deixar essa situação ainda mais interessante e mais inteligente.


Se utilizarmos persianas motorizadas e controle do Ar Condicionado controlados pela automação, podemos reduzir sensivelmente a conta de energia e ainda por cima termos um ambiente mais confortável, pois através da automação as persianas/cortinas bloquearão automaticamente as janelas e ligarão os equipamentos de Ar Condicionado somente no momento em que realmente for necessário.

Espero que tenha gostado desse post, se tiver um tempinho extra confira os outros posts do nosso blog e compartilhem com seus amigos, pois a sua dúvida pode ser a deles também.

18 visualizações
CONTATO

Vamos Conversar

(11) 4433-6418

(11) 97130-4243

(14) 99194-7467 (WhatsApp)

Nossos Endereços

Botucatu - SP

Pardinho - SP

Santo André - SP

Receba nossas Novidades

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp