Automação Residencial não funciona!

Atualizado: 5 de Dez de 2019

Automação não funciona, foi assim que fui abordado um dia em uma reunião a qual minha empresa foi convidada à participar junto das arquitetas e cliente final!


Foi uma experiência única e ao mesmo tempo muito didática, nesse texto irei relatar como foi e o que foi dito pelo cliente que eu havia acabado de conhecer.


Bom, como eu dizia, eu havia sido convidado à participar da reunião referente à reforma de uma casa de alto padrão em um bairro nobre na capital paulista, chegando no local o cliente estava junto das arquitetas verificando diversos pontos da casa os quais o mesmo gostaria de alterar e como ele gostaria que fosse feito, aguardei pelo menos 1 hora e meia até todos assuntos serem finalizados, mas sabemos que diferente de cliente corporativo o residencial sempre está sujeito a este tipo de atraso, portanto eu estava tranquilo.


Chegando a minha vez de conversar com o cliente, recebo como "bom dia" a seguinte frase, "...o que você veio fazer aqui? Automação não funciona!...". Eu gostaria de ter sido uma mosca, para ter visto a cara de "paçoca" que eu devo ter ficado naquele momento, mas minha reação foi de cumprimentar o cliente e tentar entender o que estava ocorrendo, pois vou frisar novamente eu havia sido convidado para à reunião.


Logo o cliente foi desabafando o motivo o qual ele reagiu daquela maneira logo que me apresentei, e é aqui que irei pontuar alguns dos diversos itens que ele descreveu.


  1. Primeiramente ele foi o único membro da família à favor de colocar em seu apartamento também de alto padrão e também em região nobre da capital paulista a automação, sua esposa e filho foram contra, pois já haviam ouvido de terceiros que automação não funciona, mas ele foi teimoso e buscando um maior conforto para sua família contratou uma empresa para automatizar todo apartamento e foi a partir daí que começaram suas tristezas e decepções.

  2. O integrador ao invés de utilizar keypads (interruptores inteligentes) nas paredes mesclando com alguns tablets, ele simplesmente utilizou 100% de Tablets (chineses, não era Ipad ou Samsung). Aí você me questiona, qual o problema em utilizar somente Tablets, visualmente é muito mais moderno. E eu te respondo é verdade, em partes, pois existem keypads touch ou telas touch também muito modernos! Mas agora respondendo o motivo pelo qual em hipótese alguma se utiliza somente Tablets nas paredes (mesmo sendo Ipads ou Samsung, o que não era o caso), eles dependem de algo chamado rede sem fio, em outras palavras se por qualquer motivo a rede sem fio "cair", você fica sem controlar a sua residência! "...Pode isso Arnaldo!?..." Não existe fazer uma bobagem dessas, mas a falta de experiência ou a ganância levou ao integrador fazer isso na casa do cliente.

  3. O cliente quis que seus aparelhos de áudio e vídeo fossem controlados pela automação, logo o integrador assim o fez, porém novamente cometeu outra "gafe", simplesmente sumiu com todos os controles remotos do cliente, obrigando o mesmo à utilizar somente os Tablets ou aparelhos celular, nesse momento quando o cliente descreveu a cena que ocorria com ele eu não tive como me segurar à não ser rir da situação. Ele relatou que quando o seu celular acabava a bateria ele era obrigado à utilizar o Tablet mais próximo da sala de TV, porém esse Tablet ficava no corredor do apartamento (na parede atrás da sala de TV), logo ele era obrigado a sair da sala apertar por exemplo a tecla de troca de canal ir até a sala verificar se havia trocado ou perguntar para alguém que estava na sala se estava mudando de canal conforme ele ia apertando, aí fica novamente a pergunta "...Pode isso Arnaldo!?..." Claro que não, pelo amor de Deus, que automação é essa que não permite que o cliente utilize os controles remotos de seus aparelhos?

  4. Quando se mudaram para o apartamento era Verão, logo não havia necessidade de aquecimento do piso (a propósito ele também colocou piso aquecido na casa toda), mas no primeiro mês a conta de energia elétrica veio muito acima do esperado, ele se assustou mas não sabia o que havia acontecido e resolveu pagar a conta, no segundo mês novamente veio o mesmo valor, mas nesse mês em questão eles nem ficaram em casa, pois saíram de férias, pouco usaram o apartamento. Procuraram respostas, mas não encontraram, e pagou novamente a conta, no terceiro mês novamente o mesmo valor, foi aí que acharam o "problema", lembra que o apartamento era controlado 100% através de Tablets? Pois bem, um dos tablets instalados, não havia sido previsto um ponto de tomada, logo o integrador não teve dúvida, fez um ajuste técnico não contido em manual e utilizou a energia do termostato do piso aquecido para alimentar o Tablet, mas para isso precisou deixar parte do piso aquecido ligado 24 horas por dia, o que resultou nas contas altas dos últimos 3 meses, aí não tem como não perguntar "...Pode isso Arnaldo!?..." Sem comentários.

  5. Devido aos problemas descritos acima e outros tantos informados pelo cliente, ele conclui que um dos motivos de sua separação com a esposa foi culpa da automação, pelas diversas brigas que tiveram perante aos tantos problemas diários sendo que a esposa e filho foram contra a instalação! E novamente fica a pergunta "...Pode isso Arnaldo!?..." Meu Deus do céu, a automação veio para nos ajudar, gerar conforto, segurança, facilidades, o que esse integrador tinha na cabeça quando fez isso na residência desse cliente?

Resumo da história, após o cliente me contar tudo o que ele passou com lágrimas nos olhos, o que me cortou o coração, sabe qual foi a minha reação e questionamento a ele? O que eu estou fazendo aqui!? Pois no seu lugar eu jamais teria aceitado que me chamassem aqui! Por mais que tenham me recomendado, pois a sua experiência com automação assim como muitos foi péssima e ainda deixei claro para ele, quem me garante que eu farei diferente em sua casa (mesmo sabendo, que jamais faria nada parecido com o que foi feito no apartamento)? Pois da mesma maneira que o antigo integrador lhe prometeu que tudo seria lindo eu também poderia prometer.


Resultado da conversa: Ele me pediu que fosse até o apartamento para resolver o problema, minha resposta foi bem simples, não, pois pra resolver o problema eu iria remover tudo o que fizeram e refazer novamente, como eu não achava justo com ele, não iria ao menos querer conhecer o apartamento, mas se ele quisesse apostar em mim para fazer a casa eu teria prazer em atendê-lo.


Quando forem contratar uma empresa de automação, certifiquem a ou as marcas as quais serão instaladas, qual o tipo de topologia que será utilizada (cabeada ou sem fio), quais são as limitações existentes naquela solução, pois após a instalação não tem mais volta.


Espero que tenha gostado desse post, se tiver um tempinho extra confira os outros posts do nosso blog e compartilhem com seus amigos, pois a sua dúvida pode ser a deles também.

23 visualizações
CONTATO

Vamos Conversar

(11) 4433-6418

(11) 97130-4243

(14) 99194-7467 (WhatsApp)

Nossos Endereços

Botucatu - SP

Pardinho - SP

Santo André - SP

Receba nossas Novidades

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp