Acessibilidade no mundo moderno

Atualizado: 5 de Dez de 2019

No Brasil conforme o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, existem cerca de 45,6 milhões de pessoas que declararam ter pelo menos um tipo de deficiência, seja do tipo visual, auditiva, motora ou mental/intelectual, apesar de representarem 23,9% da população brasileira, estas pessoas não vivem em uma sociedade adaptada. Segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) de 2014, a maioria das prefeituras não promovem políticas de acessibilidade, tais como lazer para pessoas com deficiência (78%), turismo acessível (96,4%) e geração de trabalho e renda ou inclusão no mercado de trabalho (72,6%).



Eu particularmente em 2006 sofri uma cirurgia no ligamento posterior cruzado por conta de um "acidente" futebolístico (mas não vamos entrar nesse detalhe), a questão é que após a cirurgia eu não conseguia se quer levantar a perna 2 cm do chão, eu como a maioria da população a qual não possui nenhum tipo de deficiência, não enxergava a dificuldade que era se locomover dentro da cidade em que morava, daí para frente comecei a dar mais valor as poucas iniciativas que eram feitas pelos órgãos governamentais. Desse momento em diante comecei a procurar uma maneira de ajudar de alguma forma essas pessoas, foi em 2007 quando iniciamos com a empresa de automação residencial que reparei que seria possível eu realizar aquela tarefa que até então parecia complicada em realidade. Com o passar do tempo reparei que não existem somente pessoas PcD que possuem dificuldades mas também pessoas idosas.


Em que sentido a automação residencial pode auxiliar pessoas idosas ou PcDs?

A automação pode contribuir muito para ampliar o nível de autonomia e aumentar a qualidade de vida das pessoas que buscam aplicar a acessibilidade nas residências.


Seguem abaixo alguns exemplos:


- Controle de iluminação;

- Controle de Persianas/Venezianas (imagine um dia de chuva com vento e o morador (PcD/Deficiente) sem poder tomar nenhuma ação ou demorar a ponto de "inundar" o ambiente.

- Sensores de Vazamento de Gás

- Sensores de Vazamento de Água

- Sensores de Fumaça ou Calor

- Sensores de Presença e/ou Movimento;

- Câmeras de Monitoramento;

- Assistentes Virtuais

- Smartphones/ Tablets


Graças à empresas como a Google e Amazon que desenvolveram os famosos assistentes virtuais, atualmente ficou mais fácil ainda operar e ajudar os moradores com dificuldades.


É sempre importante estudar caso a caso antes de chegar no melhor conjunto de alternativas para cada residência, por esse motivo nosso projeto é desenvolvido baseado nas diversas perguntas que realizamos aos responsáveis, pois, quando se trata de acessibilidade até o óbvio se torna duvidoso.


Espero que tenha gostado desse post, se tiver um tempinho extra confira os outros posts do nosso blog e compartilhem com seus amigos, pois a sua dúvida pode ser a deles também.

14 visualizações
CONTATO

Vamos Conversar

(11) 4433-6418

(11) 97130-4243

(14) 99194-7467 (WhatsApp)

Nossos Endereços

Botucatu - SP

Pardinho - SP

Santo André - SP

Receba nossas Novidades

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Whatsapp